Capela dos Olhos Fechados - I


Existem lugares escondidos no meio do nada. Não entrarão nos livros de história. Muitos, nem ao menos constam em mapas. Mas influenciam definitivamente a história da humanidade. Esse é o caso de uma pequena capela que encontrei há alguns anos, enquanto fazia minha peregrinação espiritual. Um pequeno, mas muito significativo templo. Uma igrejinha chamada “Capela dos Olhos Fechados”. Esse nome foi dado em homenagem a um pedreiro e escultor que trabalhou na sua construção e dizia que mistério traz consigo a ideia de “fechar os olhos” ou “fechar a boca”. Fechar os olhos, porque o que é mistério vai além do que nossos olhos entendem, e fechar a boca porque é impossível expressá-lo com nossa linguagem comum. Foi essa definição de mistério que serviu como base para os alicerces da noção de espiritualidade expressa nesse templo. Quem ali congrega convive com o mistério da revelação. Nela, não há um deus que mora numa caixa de sapato. Não há condicionamentos para o incondicional. Há liberdade para o que é liberto em essência.
Essa igreja foi construída com pedras deixadas por peregrinos no caminho. Eles sabiam que o valor do caminho não está na chegada, mas no caminhar. Por isso, largavam perto do monte chamado utopia pedras com escritos contendo experiência de revelação. Foi com essas pedras, cheias de história, que essa capela foi construída.

Uma atitude como essa, quando repedida tantas vezes, não demoraria muito para gerar uma tradição. Tradição que, por influência das muitas vivências no caminho, logo se tornou em uma enorme manifestação de criatividade religiosa.

Alguns buscando resgatar a tradição de escrever em pedras rabiscavam poemas, dissertações, e outras obras literárias nas pedras que compunham as paredes do templo. Outros traziam embaixo do braço seus quadros e penduravam onde achavam melhor. Ainda outros, não satisfeitos em apenas expor o que pintavam, preferiam pintar ali mesmo, sob os olhares dos demais peregrinos suas “obras de revelação”. Foi assim que, através dos séculos, esta capela foi e está sendo construída.

Nos próximos textos entraremos pelas portas desse templo e contemplaremos o resultado do encontro do poder criativo da imagem de Deus em nós com a explosão transformadora da revelação Divina.

Nenhum comentário: